PROJETO VIVÁ
ILHA DE BOIPEBA
NÓS REALIZAMOS GRANDES IDEIAS
Faça parte dessa viagem!
ALGUNS OBJETIVOS
Esperamos envolver diretamente uma parcela considerável das mulheres e jovens da comunidade de Moreré em nosso projeto - tanto por meio dos cursos que oferecemos quanto pela participação em oficinas e no projeto em nível organizacional. Todos os participantes serão incentivados a compartilhar e aprimorar suas habilidades e aprender outras novas, além de se envolver plenamente em iniciativas que possam melhorar sua qualidade de vida, preservando os recursos naturais para as gerações futuras. Proporcionando assim a esperança de um futuro melhor.
Alguns resultados esperados mensuráveis ​​são:
​
Promoção do Crescimento Econômico Inclusivo:
Ambicionamos também o aumento do empreendedorismo e de profissionais qualificados, sobretudo nas áreas do turismo sustentável e da construção ecológica. Durante a alta temporada será inaugurado em nossa sede um café emporium comunitário onde poderão ser comercializados os produtos produzidos pelas cooperativas de mulheres e pelas alunas dos cursos de culinária.
Planejamos ter uma boa quantidade de produtos e serviços para serem comercializados em nossa sede, como arte e artesanato feitos com materiais recicláveis ​​e sustentáveis; produtos ecológicos de autocuidado, como sabonetes e outros projetos de beleza produzidos por nossa cooperativa de mulheres, além de produtos de limpeza.
Roupas ecológicas produzidas pelos alunos, alimentos congelados e enlatados e outros tipos de criações culinárias também serão comercializados em nosso café do empório comunitário, gerando renda para a comunidade e sustentabilidade para o projeto.
Também estamos abrindo um brechó para proporcionar um local de troca de itens importantes entre as pessoas da comunidade, dessa forma conscientizando sobre os padrões de consumo e gerando renda para o projeto.
Em nossa loja comunitária não só arrecadaremos fundos para os participantes e para o projeto, como também colocaremos nosso trabalho em evidência fomentando novas parcerias, voluntariado e integração entre a comunidade local e os turistas.
​
Criação e fortalecimento de uma rede de parcerias:
Esperamos criar mais e melhores parcerias com o governo local, regional, nacional e internacional, bem como com outras instituições e organizações e também com o setor privado de todos os níveis. No mês passado, após contínuas iniciativas de networking, recebemos o direito de usar o prédio da escola pública local para nossas aulas de inglês.
​
Fomentar iniciativas de pesquisa e captação de recursos:
Planejamos pesquisar novas oportunidades de financiamento e solicitar o maior número possível de editais dentro do nosso contexto e escopo.
Esperamos ver uma comunidade mais integrada e empoderada e apoiar os líderes comunitários locais e inspirar novos a brotar. Para além de promover uma comunidade bilíngue, novos líderes comunitários, população profissionalizada e qualificada vislumbramos uma comunidade mais unida, autónoma e empoderada, garantindo um crescimento económico mais inclusivo e uma ilha e arquipélago mais desenvolvidos de forma sustentável.
Empoderar as mulheres da comunidade:
Teremos um grupo cooperativo de mulheres para produzir produtos naturais e essenciais para o autocuidado e limpeza, além de alimentos enlatados e congelados para facilitar o trabalho doméstico diário e criar novas formas de geração de renda. Portanto, criar iniciativas para equilibrar a dupla carga de trabalho remunerado e não remunerado das mulheres.
Além de capacitação profissional e educação financeira pretendemos também trabalhar temas relacionados à auto-estima, saúde e direitos reprodutivos.
habilidades linguísticas aprimoradas:
Uma quantidade robusta de participantes bilíngue (português e inglês)
​
Abrir nossa primeira biblioteca comunitária: Em parceria com Boipeba, biblioteca comunitária “Eu Acredito”
Iniciar nossa primeira horta comunitária:
agroflorestal